7 razões pelas quais jogamos na Mega Sena
A maioria das pessoas que jogam na loteria tem pelo menos algum tipo de entendimento intuitivo que provavelmente não vai ganhar na Mega Sena ou Lotofácil.
Você provavelmente já ouviu falar que é muito mais provável que morra dirigindo para comprar seu bilhete do que realmente ganhar na loteria.
Então, se é muito improvável ganhar, por que jogar na loteria é tão popular?
Se as pessoas sabem que algo é muito improvável de ocorrer, e custa para elas ver se isso acontecerá, por que elas o farão?
Existem várias razões – muitas enraizadas na psicologia. Aqui estão sete dos mais comuns.
1. Quase Ganhar
Em praticamente qualquer domínio, existe um fascínio estranho de \”quase vencer\”.
O efeito descreve um tipo muito especial de falha em atingir uma meta. O jogador que faz a tentativa chega perto, mas fica aquém, atingindo seu objetivo.
Os jogadores da Mega Sena que chegam perto (talvez eles consigam acertar três ou quatro números em seis; as chances são geralmente inferiores a um em 1.000) tomam isso como um sinal de que devem continuar jogando – e costumam fazer isso.
2. A probalidade de Ganhar na Mega Sena não assusta
O professor de estudos sobre jogos de azar, Robert Williams, sugere que, embora os seres humanos tenham desenvolvido alguma apreciação pelos números, na verdade não entendemos grandes números.
Lidamos com quantias como 6, 24 e 120 o tempo todo, mas ao longo da história nunca foi realmente importante medir 18 milhões de algo ou contar 50 milhões de outra coisa.
As probabilidades de um em 200 milhões não parecem tão diferentes das chances de, digamos, um em cada três milhões. Nos dois casos, o sucesso é realmente improvável.
Entretanto, ofereça a alguém uma chance entre uma em três e uma em 200, e a diferença é realmente óbvia.
Certamente não é que as pessoas não possam entender números realmente grandes, mas que elas não têm muito significado até que paremos e pensemos neles.
3. Heurísticas de disponibilidade
O viés de disponibilidade / heurística refere-se à idéia de que as pessoas julgam a probabilidade de algo com base aproximadamente em quão rapidamente exemplos disso vêm à mente.
Por exemplo, você provavelmente pode pensar em notícias sobre quando um tubarão mordeu um nadador. Um dos motivos é que esse tipo de história é sensacional e provavelmente será altamente relatado. Quantas vezes você viu a manchete: \”Não há tubarões na praia hoje\”?
Como você pode facilmente lembrar exemplos de ataques de tubarão, pode ficar tentado a concluir que os ataques de tubarão são muito mais comuns do que realmente são. De fato, as chances de ser atacado por um tubarão estão em torno de um em cada 12 milhões.
Você ouve e lê histórias sobre ganhadores de loteria o tempo todo.
Os vencedores da Mega Sena sempre dão a notícia, mas os apostadores que jogam há 20 anos sem ganhar são relegados à obscuridade.
Com base nisso, é pelo menos razoável pensar que ganhar na Mega sena não pode ser tão raro. O efeito líquido é que vencer parece possível.
4. A falácia do jogador
Se você estiver jogando roleta em um cassino e \”vermelho\” aparecer em todas as últimas 20 jogadas, é provável que o próximo número seja vermelho ou preto?
A falácia do jogador é a crença equivocada de que, porque um resultado não ocorre há algum tempo, é (de alguma forma) vai ocorrer.
No exemplo acima, cometer a falácia do jogador envolveria apostar no preto, porque ele precisa \”subir\” para equilibrar a média – já que sabemos que o vermelho é tão provável quanto o preto.
As pessoas frequentemente selecionam números de loteria com base na frequência com que aparecem – ou melhor, quanto tempo faz desde que surgiram.
Muitas pessoas pensam que isso (de alguma forma) lhes dá algum controle sobre um processo inteiramente aleatório.
5. Recuperar o dinheiro perdido na Mega Sena
Na loteria, as pessoas geralmente perseveram com o que às vezes sabem ser economicamente irracional – como comprar mais bilhetes de loteria – simplesmente porque já investiram muito e querem recuperar o dinheiro perdido.
Não é apenas loteria, no entanto. Os custos irrecuperáveis resultam em tomadas de decisões irracionais o tempo todo.
Imagine que você comprou ingressos para uma banda que realmente quer ver, mas no dia do show você fica doente. Mesmo estando doente, você decide ir de qualquer maneira porque já pagou os ingressos, por isso seria um desperdício se você não fosse.
Não importa que você tenha perdido o dinheiro, indo ou não, e ir pode não ser uma experiência agradável se você estiver doente.
Ou então, que tal optar por permanecer em um relacionamento ruim porque você já investiu muito nele? Ou continuar lendo um livro ruim ou assistindo a um filme ruim só porque você já está na metade?
6. Sua única chance de ficar Rico
Algumas pessoas percebem que não há grandes chances de ganhar na loteria, mas o prêmio é muito sedutor.
Ganhar na loteria pode ser a única maneira de superar dificuldades sociais, econômicas ou políticas, por exemplo.
Pesquisas descobriram que, quando os tempos são difíceis, as pessoas estão mais dispostas a correr riscos – como jogar na loteria.
O prêmio em potencial pode ser tão transformador que justifica o pequeno custo de jogo.
7. Entretenimento
Algumas pessoas intuitivamente percebem que, embora jogar na loteria possa ter pouco valor econômico, ele tem valor de entretenimento assim como elaborar palpites para a Mega Sena.
Embora seja improvável que você tenha um ganho monetário líquido, pode obter algo mais com isso.
Seria ridículo supor que todos são igualmente motivados por recompensas financeiras e nada mais. As pessoas vão ao cinema, concertos e eventos esportivos o tempo todo, sem absolutamente nenhuma expectativa de ganho financeiro.
De uma perspectiva puramente econômica, esse comportamento pode não parecer tão fácil de explicar como uma simples aposta financeira.
Felizmente, os seres humanos são motivados por mais do que apenas dinheiro, e todo tipo de comportamento aparentemente \”irracional\” pode ser explicado facilmente.
Assim, alguns apostadores de loteria estão buscando a emoção da possibilidade de ganhar. Outros a estão usando como justificativa para fantasiar temporariamente sobre riqueza excessiva.
Por menos do que o custo de uma xícara de café, pode-se passar várias horas felizes imaginando \”e se\”.
A empolgação que se pode sentir por ter uma chance de ganhar pode ser suficiente para justificar o custo de um bilhete ou dois.